Aprendizagem baseada em problemas e o ensino do conceito de geração de energia elétrica

Autores

  • Ana Maria Osorio Araya Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP- Campus de Presidente Prudente
  • Rodrigo Afonso La Casa de Oliveira Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202103

Palavras-chave:

Ensino de Física, Sequência Didática, Aprendizagem baseado em problemas

Resumo

Geralmente o processo de ensino aprendizagem é ineficiente quando a metodologia empregada pelo professor é pouco estimulante, razão pela qual o aluno de ensino médio é pouco motivado a estudar Física. Para mudar este panorama existem atualmente metodológicas que colocam o aluno no centro do processo de ensino, sendo ele o protagonista de sua própria aprendizagem. Uma destas metodologias, utilizada nesta pesquisa, é chamada Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que consiste em apresentar uma situação problema, que leva os alunos a uma análise, reflexão a apontamento de soluções para resolvê-la, em todos seus aspectos. O professor atua como orientador do processo, sendo necessário que ele organize o conteúdo e atividades em uma Sequência Didática (SD), ferramenta que organiza conteúdos e atividades relacionadas com os objetivos das aulas, auxiliando no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos. Como metodologia de pesquisa utilizou-se a pesquisa qualitativa, pois analisa atitudes, motivações e comportamentos dos alunos. Para responder à pergunta: Quais as fontes de energia que poderiam ser utilizadas para gerar energia elétrica em uma cidade onde não existem hidroelétricas. Utilizou-se a ABP para o trabalho com os alunos, que foram divididos em grupo. Ao analisar os relatórios, a apresentação dos grupos, e defesa de resultados de cada um deles, percebe-se nos alunos um amadurecimento pois foram capazes de trabalhar em grupo, analisar e refletir frente aos resultados obtidos, além de mostrar que eles são capazes de utilizar ferramentas como internet, powerpoint e redigir relatórios bem estruturados. 

Biografia do Autor

Rodrigo Afonso La Casa de Oliveira, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente

Mestre em Ensino de Física - Universidade Estadual Paulista (UNESP); Graduado em Física - Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Técnico de Eletroeletrônica (SENAI-SP). Atualmente é professor de Física, Matemática e Robótica da rede SESI-SP. Tem experiência na área de Ensino de Física e Eletrônica Geral. Na área de Ensino de Física trabalha com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas e com Física Moderna para Professores de Ensino Médio. Também tem experiência na área de Eletrônica geral, com ênfase em Microcontroladores e Sistemas de Acionamento.

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Publicado

2021-05-19

Como Citar

ARAYA, A. M. O.; OLIVEIRA, R. A. L. C. de. Aprendizagem baseada em problemas e o ensino do conceito de geração de energia elétrica. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e202103, 2021. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202103. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/8747. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo