A docência no estágio supervisionado II, do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas

Autores

  • Elenir da Conceição Lima Nicácio Universidade Federal do Amazônas -Ufam
  • Rosa Mendonça de Brito Universidade Federal do Amazônas -Ufam

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.8385

Resumo

As reflexões sobre o Estágio Supervisionado II, aqui apresentadas, visam contribuir para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente na questão do domínio da docência no processo de ensino. É uma síntese dos resultados dos estudos e das pesquisas realizadas para a construção da Tese de doutorado, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Amazonas. Realizada através de estudo de caso, os elementos que dão sustentação ao trabalho foram obtidos através de pesquisa teórica, documental e empírica, esta realizada através de entrevistas com cinco grupos de partícipes envolvidos com o processo de estágio: coordenação, professores orientadores, supervisores, estagiários e egressos. As análises qualitativas dos dados, realizadas a partir das categorias: organização, desenvolvimento e resultado, indicaram que O Estágio Curricular Supervisionado II, ao final do curso de Licenciatura em Pedagogia, não preparava, ou seja, não qualificava, em 2016, o aluno para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Docência; Estágio curricular supervisionado; Formação de professor; Curso de Pedagogia.

Biografia do Autor

Elenir da Conceição Lima Nicácio, Universidade Federal do Amazônas -Ufam

Professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1979), Especialista em Educação e Trabalho e Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais; é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutora em Educação na Universidade Federal do Amazonas.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, leitura, gestão escolar,orientação educacional e em educação a distancia como coordenadora de sala ambiente em cursos de gestão pedagógica e educação infantil 

Rosa Mendonça de Brito, Universidade Federal do Amazônas -Ufam

Pós-Doutora na área de Filosofia da Educação junto ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); Doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho (1984); Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979); Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1973). Atualmente é professora pesquisadora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Membro titular da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Membro, também, da Associação Brasileira de História da Educação, do Instituto Luso-Brasileiro de Filosofia, da AFIRSE - Associação Francofone de Pesquisa em Educação

Publicado

2021-01-13

Como Citar

DA CONCEIÇÃO LIMA NICÁCIO, E. .; MENDONÇA DE BRITO, R. A docência no estágio supervisionado II, do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–22, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v5i1.8385. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/8385. Acesso em: 19 abr. 2024.