A docência no estágio supervisionado II, do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.8385Resumen
As reflexões sobre o Estágio Supervisionado II, aqui apresentadas, visam contribuir para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente na questão do domínio da docência no processo de ensino. É uma síntese dos resultados dos estudos e das pesquisas realizadas para a construção da Tese de doutorado, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Amazonas. Realizada através de estudo de caso, os elementos que dão sustentação ao trabalho foram obtidos através de pesquisa teórica, documental e empírica, esta realizada através de entrevistas com cinco grupos de partícipes envolvidos com o processo de estágio: coordenação, professores orientadores, supervisores, estagiários e egressos. As análises qualitativas dos dados, realizadas a partir das categorias: organização, desenvolvimento e resultado, indicaram que O Estágio Curricular Supervisionado II, ao final do curso de Licenciatura em Pedagogia, não preparava, ou seja, não qualificava, em 2016, o aluno para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Docência; Estágio curricular supervisionado; Formação de professor; Curso de Pedagogia.