INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO BRASILEIRO

Auteurs

  • Maria Izania Alves de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Lúcio Fernandes Ferreira

DOI :

https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.3915

Résumé

Atualmente, muito se discute sobre inclusão. O debate por mais que seja recorrente é inesgotável, pois inúmeras situações, positivas e/ou negativas, emergem diariamente no âmbito escolar envolvendo todos os seus atores. Este artigo de revisão de literatura pretende descrever os principais momentos em que a inclusão tornou- se pauta nacional e mundial, contextualizando a história das transformações sociais e políticas em prol da pessoa com deficiência, seus paradigmas e a formação do professor frente a esse desafio. A pesquisa é de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa, por meio dela foi possível perceber as dificuldades existentes no processo de implantação da educação especial e posteriormente do processo de inclusão no cenário nacional. Este trabalho propicia uma reflexão, acerca dos paradigmas da educação especial e da inclusão no cenário nacional, observando as transformações sociais, econômicas e políticas que incidem diretamente em todo o processo de educação em nosso país.

Palavras-chave: Inclusão; educação inclusiva; formação docente.

Biographie de l'auteur

Maria Izania Alves de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas.

Téléchargements

Publiée

2018-01-31

Comment citer

ALVES DE SOUZA, M. I.; FERREIRA, L. F. INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO BRASILEIRO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 130–146, 2018. DOI: 10.29280/rappge.v1i1.3915. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3915. Acesso em: 5 nov. 2024.