Memórias do CAPe
história e representação estudantil do centro acadêmico de pedagogia da Universidade do Amazonas em tempos de ditadura, 1980-1983
DOI :
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12705Mots-clés :
História da Educação, Centro Acadêmico de Pedagogia, Representação Estudantil, Ditadura Civil-Militar, UFAMRésumé
O presente artigo, desenvolvido dentro do campo de história da educação, tem como objetivo reconstruir a história do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe) da Universidade do Amazonas (UA), futura Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a partir de bibliografia específica, de documentos oficias do Serviço Nacional de Informação (SNI) e de memórias de pessoas ligadas à representação estudantil no período. Também visamos estudar a estrutura da atividade política dos estudantes no âmbito da UA e conhecer as memórias de alguns dos integrantes do CAPe no período, frequentemente citados nos dossiês confidenciais do SNI. A metodologia marcadamente utilizada nesta pesquisa é a de História Oral, articulada à categoria de análise de memória, tendo em vista que as nossas fontes principais são entrevistas com pessoas que estiveram envolvidas com a representação estudantil durante a ditadura. Como resultado, trouxemos à luz o passado dessa representação estudantil diante da repressão e censura, estimulando a atividade política e crítica das novas gerações de estudantes universitários, além de proporcionar à comunidade acadêmica da UFAM o conhecimento sobre o seu próprio passado.
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