A formação de professores secundários no Instituto de Artes da UDF (1935-1939)
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v1i01.7471Resumen
O presente trabalho centra-se na pesquisa de uma instituição escolar pouco estudada na historiografia educacional. Trata-se do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal (RJ) ― IA/UDF. A referida universidade foi criada por Anísio Teixeira em 1935. A UDF, porém, teve curta existência (1935 a 1939), e ainda que muitos trabalhos tenham sido escritos sobre a Universidade e suas escolas, não havia estudos sobre o seu Instituto de Artes. Dessa forma, o objetivo central desta pesquisa é compreender como se deu a criação do Instituto de Artes da UDF, o seu funcionamento e que nexos promoveu entre o campo das Artes Visuais e o escolar na tentativa de constituir uma cultura artístico-escolar. O referencial teórico que norteia as reflexões dessa pesquisa baseia-se nos trabalhos dos seguintes autores: Barbosa (2010, 2011, 2015), Cunha (2000, 2002), Lopes (2006, 2009) e Mendonça (2002). A metodologia consistiu-se em análise documental dos acervos das seguintes instituições: Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade da UFRJ; Projeto Portinari da PUC-Rio e Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. A análise das fontes permitiu confirmar a diferença de finalidades entre a Escola Nacional de Belas Artes e o Instituto de Artes da UDF, revelando o IA da UDF como uma experiência inovadora no campo do ensino de Arte no Brasil.
Palavras-chave: Instituto de Artes; Formação de Professores; Arte Moderna.