A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO: ANÁLISE CONCEITUAL DO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO DE 2017
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.15859Palabras clave:
Educação; Responsabilização; Organismos internacionais; UNESCO.Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de responsabilização tratado no Relatório de Monitoramento Global da Educação, de 2017, produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO). Para tanto, este estudo se trata de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Para a análise do documento partimos do pressuposto de que os conceitos utilizados nos documentos produzidos por organizações internacionais não são aleatórios, mas produtos de informações selecionadas e intencionalmente disseminadas. O conceito de responsabilização na educação, no documento analisado, está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS-4, sendo considerado essencial para o cumprimento da Agenda Educação 2030. A análise do conceito de responsabilização perpassou a compreensão da atuação dos organismos internacionais na definição de políticas educacionais, principalmente após a reestruturação produtiva, em 1970, com ênfase na flexibilização. A partir disso, foi possível constatar que o conceito de responsabilização constitui um elemento justificador de reformas educacionais, além de reiterar os fundamentos políticos e organizacionais do modelo gerencial que descentraliza as ações estatais no âmbito das políticas sociais.
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