Acesso à Internet nas escolas públicas em tempos de pandemia:

Mensurando a desigualdade regional brasileira

Autores

  • Raphael Demóstenes Cardozo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.10213

Resumo

Este artigo objetiva contribuir com o debate acerca da desigualdade da oferta nas escolas públicas. Com o ponto de partida nos teóricos Crahay (2000), Dubet (2008) e Lucas (2001), é possível identificar que a desigualdade no interior da escola pode violar o direito à educação pela falta de acesso e pela falta de oferta de uma educação de qualidade, direito de todos, sobretudo em um contexto de pandemia, em que os sistemas de ensino se obrigaram a ter atividades online. De forma empírica, com referência nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é proposta uma forma de mensurar a desigualdade entre escolas que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental que possuem algum tipo de acesso à internet e aquelas escolas que não possuem nenhum tipo de acesso à internet. Nos 5.570 municípios da federação, há 31.855 escolas que não possuem acesso à internet e 39.789 escolas que possuem internet banda larga. Evidencia-se a dificuldade do Estado brasileiro em democratizar o acesso à internet nas escolas, bem como a desigualdade das escolas no momento de pandemia, quando o recurso de acesso à internet nas escolas apresenta-se como um dos itens elementares de qualquer escola.

Biografia do Autor

Raphael Demóstenes Cardozo, UFPR

Doutorando em Educação na linha de políticas educacionais pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Educação pela mesma Universidade e graduado em Matemática pela PUC-PR. Atua no projeto do laboratório de dados educacionais da UFPR/UFG e tem desenvolvido pesquisas com os temas: Acessibilidade arquitetônica e desigualdades na oferta educacional. E-mail: raphaeldemostenes@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6771718435625233 ; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1983-5708 .

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Cardozo, R. D. (2022). Acesso à Internet nas escolas públicas em tempos de pandemia:: Mensurando a desigualdade regional brasileira. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 7(01). https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.10213