Cartografia de saberes e educação na Amazônia: análise de produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v3i2.4926Abstract
Pesquisas sobre Cartografias de Saberes em educação na Amazônia vêm sendo realizadas por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), desde 2003 e pelos discentes a partir de 2007. Com o crescimento das produções sobre as cartografias de saberes, levanta-se como problema: como a cartografia de saberes vem sendo concebida e utilizada metodologicamente nestas produções? Em que temáticas estão sendo trabalhadas? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, um estado de conhecimento, sendo utilizados os seguintes descritores: cartografia de saberes e educação na Amazônia, cartografia de saberes e cartografia. Objetiva-se neste estudo analisar as produções acadêmicas da linha Saberes Culturais e Educação na Amazônia, do PPGED-UEPA, que tratam sobre cartografias de saberes em pesquisas sobre educação na Amazônia, no período de 2007 a 2015. Entre os resultados, destaca-se nos cenários geográficos e culturais das comunidades do campo, que as cartografias dos saberes são construídas, que por sua vez dão sentido e significado às práticas sociais cotidianas realizadas pelas populações amazônidas.
Palavras-Chave: Cartografia de saberes; Educação; Amazônia.