EMPREGABILIDADE PERCEBIDA E DESIGUALDADE SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA AUTOEFICÁCIA ENTRE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O ingresso no ensino superior é uma transição marcada por inúmeras adaptações que apresentam ao estudante um universo educacional diferente do ambiente escolar. Estes elementos são impostos na adaptação de todos os estudantes, incluindo-se os estudantes oriundos das classes mais populares que, por consequência, experimentam maior desvantagem nesta acomodação devido a sua própria condição de vida. Esse desafio, segundo pesquisas, pode impactar na permanência dos estudantes nos cursos universitários, bem como no desenvolvimento de habilidades que os projetam mais facilmente ao mercado de trabalho, a exemplo da autoeficácia. Este artigo, portanto, tem como principal objetivo a discussão sobre a autoeficácia e empregabilidade percebida em estudantes de origens populares e como a classe pode se revelar uma categoria que demarca diferenças na vivência do ensino superior e, mais especificamente neste caso, no sucesso para obtenção do emprego.
Palavras-chave: ensino superior, empregabilidade percebida; autoeficácia, classes sociais.