Saberes e Práticas:
um estudo sobre a educação ambiental em escolas públicas na cidade de Tenente Ananias – RN
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Saberes. Prática Educacionais.Resumo
Esse artigo apresenta reflexões entre os saberes e as práticas dos professores da educação básica, destacando os desafios e oportunidades para o avanço da Educação Ambiental (EA) numa abordagem interdisciplinar. Tem como objetivo investigar os aspectos que dificultam o trabalho da EA em escolas municipais e estaduais do município de Tenente Ananias (RN), a partir da percepção dos professores. De uma abordagem de cunho quali-quantitativa, os dados foram obtidos a partir de um questionário semiestruturado contendo 18 questões. Mediante a análise dos resultados, percebeu-se que os professores são conhecedores da importância de trabalhar a EA na formação básica, porém, por se trata de uma temática opcional é pouco trabalhada na região, a considera que essa, não faz parte da grade curricular, sendo trabalhada de forma interdisciplinar. Além de que, os profissionais possuem dificuldade em desenvolver práticas nessa área afins, por falta de formação/capacitação, e de planejamento evidenciado a partir dos dados da pesquisa, essas limitações são refletidas em suas práticas pedagógicas ocasionada também por uma carga horaria de trabalho excessivo. Em vista disso, a profissão docente é compreendida como uma área de atuação árdua, em que os profissionais necessitam se superar a cada dia para lhe dar com os obstáculos que a sociedade nos apresenta. Assim, para trabalhar a EA faz-se necessário romper com esses paradigmas, para assim conseguir êxito no processo formativo e desempenhar um papel transformador, capaz de desenvolver práticas sustentáveis para os eventuais problemas ambientais que o mundo contemporâneo apresenta.