Conhecendo o Judiciário:

a prática de Estágio em Psicologia Jurídica

Autores

Palavras-chave:

direito, assistência, psicólogo jurídico, estágio básico

Resumo

As práticas da psicologia por muitas vezes se encontram com diversas outras áreas de conhecimento, seja em vertentes de saúde, humanas, ou sociais, o que ocorre no caso do direito, que trabalha com a manutenção da ordem, civilidade e cumprimento das leis, que por lidar com pessoas vai precisar interagir com as ciências que estudam o ser humano, seus comportamentos, vontades, jeitos e formas de se organizar coletivamente, a psicologia jurídica aqui abordada trata sobre essas questões onde há a interação destas áreas, tornando-se também um vasto campo de atuação para os psicólogos e riquíssimo ambiente de aprendizado para os graduandos que buscam saber mais sobre essa vertente da psicologia. O presente artigo tem como objetivo trazer a experiencia da prática desses alunos na jornada de desenvolvimento pessoal e acadêmico que optaram pelo estágio no ambiente jurídico, onde puderam observar a postura do profissional desta área, entender os termos e formas de funcionamento do ambiente, além de ter a oportunidade de imergir em uma realidade completamente diferente da sala de aula, gerando assim grandes aprendizados e proporcionando o favorecimento da ampliação de ideias sobre a própria psicologia, evitando assim que a psicologia seja referida apenas para o consultório ou clínica no decorrer da graduação.

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Biografia do Autor

Mauro Batista Negreiros, Faculdade de Tecnologia da Amazônia

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Saúde Metal, Álcool e Outras Drogas pela Universidade Estadual do Amazonas – UEA. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Kuriós. Bacharel em Psicologia pela UFAM. Docente da Faculdade de Tecnologia da Amazônia – FATEC. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Supervisor no Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. E-mail: m.b.negreiros@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0535-4567

Jane da Silva Paes, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Psicologia Clínica de Base Fenomenológica pelo Instituto de Ensino Vision. Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Bacharela e Psicologia pela UFAM. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Professora do curso de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO). Preceptora em Psicologia na Pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Estratégia de Saúde da Família (UEA/ESAP). Coordenadora Adjunta da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Supervisora no Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. E-mail: janedasilvapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9683-8518

Alice Guimarães de Sales, Faculdade de Tecnologia da Amazônia

 

Graduanda em psicologia pela faculdade de tecnologia do Amazônia – FATEC. E-mail: alicegsaless@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-3760-8135

Cristina Pereira da Silva, Faculdade de Tecnologia da Amazônia

 

Graduanda em psicologia pela faculdade de tecnologia da Amazônia – FATEC. E-mail: cp592974@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0001-3614-3885

João Vítor Araújo Freitas, Faculdade de Tecnologia da Amazônia

 

Graduando em psicologia pela faculdade de tecnologia do Amazônia – FATEC. Email: thevituur@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-5381-8806

Marlyse Pantoja de Almeida, Faculdade de Tecnologia da Amazônia

 

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia da Amazônia – FATEC.  E-mail: marlysepantoja@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0004-43570625

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Publicado

2024-07-26