PRÁTICAS POPULARES DE CUIDADO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL NA AMAZÔNIA E SUA RELAÇÃO COM O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 – SAÚDE E BEM ESTAR

Autores

Palavras-chave:

Conhecimento Tradicional, Medicina Tradicional Amazônica, Agenda 2030, Objetivos do Desenvolvimento sustentável

Resumo

Saúde e desenvolvimento são categorias intimamente relacionadas. visto que para assegurar uma vida saudável e a promoção do bem-estar faz-se necessário não apenas ações e serviços de saúde, mas também a garantia de condições sociais e ambientais para o pleno viver. Este artigo tem por objetivo refletir acerca das relações de saber e poder existentes no uso das práticas populares de cuidado em saúde, a partir da perspectiva dos profissionais atuantes na unidade básica de saúde da comunidade de Mentai – Rio Arapiuns, e sua relação com a Agenda 2030 para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3). A pesquisa foi apoiada no referencial teórico das Práticas Populares de Cuidado e tem como base metodológica o método arqueológico de Michel Foucault. Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde atuantes na UBS da comunidade, localizada na Resex Tapajós-Arapiuns em Santarém. Conclui-se que as práticas populares de cuidado em saúde podem desempenhar um papel significativo na promoção da saúde e da sustentabilidade na Amazônia, sobretudo, no alcance do ODS3 – Saúde e bem-estar, visto que essas práticas colaboram para a promoção da saúde e tratamento de doenças, complementando os sistemas oficiais de saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layla de Cassia Bezerra Bagata Menezes, Universidade Federal do Oeste do Pará

 

Doutoranda no Programa de Sociedade Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGSND/UFOPA). Mestre em Ciências da Sociedade (PPGCS / UFOPA). Membro do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPQ. Bolsista CNPQ.

Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará

E-mail: laylabagata@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9641-0236

País: Brasil

Mirna Brito Malcher Pedroso, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda no Programa de Sociedade Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará – PPGSND/UFOPA. Docente e coordenadora de Pesquisa e Extensão no Instituto Esperança de Ensino Superior- IESPES. Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida – PPGSAQ / UFOPA.

Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará

E-mail: malchermirna@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3859-5612

País: Brasil

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

 

Pós-doutora em Psicologia (IP/USP) e Doutora em Educação (URV/ES-FE/USP). Professora Titular da UFOPA e docente do quadro permanente do doutorado PPGSND/UFOPA, do doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PGEDA) e do mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA. Líder do grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPQ.

Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará

E-mail: brasileirotania@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8423-4466

País: Brasil

Publicado

2023-12-31