REFLEXÕES TEÓRICAS, METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DO MODELO TRIÁRQUICO DA INTELIGÊNCIA DE STERNBERG

Autores

  • Rodrigo Oliveira Damasceno UFPE
  • Alexsandro Medeiros do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Resumo

O objetivo do estudo foi o de realizar uma reflexão teórica, metodológica e prática do Modelo Triárquico da Inteligência de Sternberg, apontando possíveis caminhos para o fortalecimento da teoria quanto da fidedignidade do STAT (Teste de Habilidades Triárquicas de Sternberg). O Modelo Triárquico compreende a inteligência como sendo desenvolvida ao longo da vida do sujeito, levando em consideração a influência do contexto para o seu desenvolvimento, ressaltando que ela não vai enfraquecendo à medida que as pessoas vão envelhecendo, e sim se adaptando às mudanças ocasionadas pelo meio social e pela idade. Esse modelo teórico se estrutura em três componentes básicos: (a) metacomponentes, (b) componentes de performance, e (c) componentes de aquisição de conhecimento, que são imprescindíveis para a realização de tarefas relacionadas ao raciocínio. De acordo com esse modelo teórico, e com as discussões apresentadas, pode-se verificar que o Modelo Triárquico da Inteligência possui uma boa estrutura teórica, se alicerçando em uma estrutura bem articulada dos componentes principais que dão sustentação à sua compreensão de inteligência. Também percebeu-se problemas relacionados a questões teóricas, práticas e metodológicas que deixam tanto a teoria quanto o seu respectivo teste, complicados, pois não se tem acesso facilitado ao estudo de validação do instrumento, o que dificulta a replicação do estudo e a utilização desse instrumento em populações diversas.      

Palavras-chave: Inteligência, Modelo Triárquico de Sternberg, STAT, Cognição, Avaliação Psicológica.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira Damasceno, UFPE

Doutorando em Psicologia Cognitiva (UFPE)

Alexsandro Medeiros do Nascimento , Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS)

http://orcid.org/0000-0002-9981-8384

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

https://orcid.org/0000-0001-6411-2763

http://lattes.cnpq.br/6108730498633062

https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

 

 

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Publicado

2021-12-31