RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E FRACASSO ESCOLAR

著者

  • Alexandre Ribeiro Aquino Universidade Federal de Goiás
  • Maria de Fátima Pessoa de Assis Universidade Federal de Jataí (UFJ)

要旨

Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre políticas públicas e fracasso escolar na atualidade. Partimos do aporte da psicologia escolar/educacional e da educação como referenciais teóricos. A primeira parte do trabalho estabelece algumas considerações históricas sobre o fenômeno do fracasso escolar até a contemporaneidade, compreendendo-o como um problema multideterminado. Na segunda parte, apontam-se dados da realidade da educação brasileira pública, ou seja, são reveladas algumas dificuldades que afetam a qualidade do ensino, influenciadas pelas políticas públicas brasileiras preocupadas em cumprir metas nacionais e internacionais relacionadas à educação. Finalizamos discutindo os desdobramentos atuais do fracasso escolar e das políticas públicas brasileiras, com destaque para atuação da psicologia frente à medicalização da infância e da sociedade como um dos fatores que levam ao fracasso escolar.

 

Palavras-chave: Fracasso escolar. Políticas públicas. Reformas educacionais.

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Psicólogo, Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG)

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Psicóloga, Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Atualmente é professora Adjunta, da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

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出版済

2021-01-01