SATISFAÇÃO COM AS VIVÊNCIAS ACADÉMICAS: VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO JUNTO DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

著者

  • Teresa da Glória Paulo Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge (Angola)
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho, Braga, Portugal

要旨

           A investigação sobre a satisfação académica é de bastante relevância para o desenvolvimento do Ensino Superior de qualidade. A satisfação académica dos estudantes impacta no seu envolvimento na academia, permanência e qualidade das aprendizagens. Neste quadro, o presente estudo tem como objetivo adaptar e validar o Questionário da Satisfação Académica junto dos estudantes do Ensino Superior de Angola.  A recolha de dados ocorreu junto de numa amostra não probabilística, constituída por 556 estudantes que frequentam o 1º ano no Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge. A análise fatorial permitiu a redução da estrutura da escala em três dimensões, assegurando-se também a sua inteligibilidade no quadro da investigação na área: Satisfação Institucional, Satisfação Pedagógica e Satisfação com o Curso. A consistência interna dos itens para cada uma destas três dimensões atingiu valores adequados. Espera-se a utilização deste questionário junto dos universitários angolanos ampliando a investigação em torno das suas vivências académicas, aumentando o conhecimento sobre os fatores que promovem o seu sucesso académico e as taxas de conclusão dos cursos.

Palavras Chaves: Satisfação académica, Vivências académicas, Estudantes do 1ºAno, Ensino Superior Angolano.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), pela Universidade do Minho. Professora no Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge (Angola). Investigação sobre transição, adaptação e sucesso académico dos estudantes do Ensino Superior.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Professor do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Portugal. Investigação voltada para os estudantes do ensino superior.

##submission.downloads##

出版済

2021-01-01