QUEM SÃO ELES? CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS, DE APRENDIZAGEM E DE RENDIMENTO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE LICUNGO
要旨
O presente estudo descreve algumas variáveis pessoais e contextuais dos estudantes da Universidade Licungo e a forma como influenciam no seu ajustamento no contexto universitário. Participaram no estudo 711 estudantes, sendo 472 (66.4%) do sexo masculino. No momento de avaliação, as idades dos estudantes variavam de 17 a 59, tendo em media 28.5 (DP = 7.41). Foi aplicado um questionário sociodemográfico online que visou explorar as variáveis pessoais e do contexto universitário. Recorreu-se as estatísticas descritivas e ao teste qui-quadrado, para explorar as características dos participantes e as associações entre as variáveis individuais e do contexto universitário. Os resultados do estudo sugeriram um histórico de reprovações dos estudantes em classes anteriores, bem como reportaram baixa média de acesso no ensino superior. Contudo, a maioria dos estudantes referiram ter horário individual de estudo independente fora das aulas ministradas na faculdade e menor número de faltas nas aulas. No que concerne às associações, a maioria de estudantes maiores de 25 anos de idade tinha alguma ocupação além de estudantes, e não revelaram tendência de mudança do curso do que seus pares de idade inferior. Estudantes que tinham o curso como primeira opção não evidenciaram tendência em desistência e nem em mudança de curso. Por fim, estudantes que estavam no curso preferido, não tencionavam desistir e nem mudar do curso. Os resultados deste estudo permitiram reunir um conjunto alargado de informações sobre os estudantes da Universidade Licungo que podem ajudar na organização de estratégias de intervenção.
Palavras-chave: Abandono; Ensino Superior; Envolvimento; Mudança do curso.