ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E RENDIMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE COM ESTUDANTES DE MEDICINA
要旨
As estratégias de aprendizagem se relacionam com a aquisição, armazenamento e utilização do conhecimento, capacitando o estudante a autoavaliar o seu processo de aprender. O presente trabalho objetivou avaliar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos estudantes de medicina e seu impacto no rendimento acadêmico. Participaram 252 estudantes de medicina do 1º ao 6º ano, com média de idades em torno dos 22 anos e de ambos os sexos. A coleta de dados se deu por meio de formulário eletrônico, utilizando como instrumento a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U) e um questionário socioeconômico. Os resultados obtidos revelaram que os alunos utilizam diferentes estratégias de aprendizagem e possuem um rendimento acadêmico médio acima do estabelecido para a aprovação. Não foram encontradas correlações entre o coeficiente de rendimento e os diferentes fatores da escala de estratégias de aprendizagem. Este dado sugere a necessidade de se avaliar, tanto as estratégias de aprendizagem quanto o rendimento acadêmico, considerando o contexto educacional geral, os aspectos institucionais e relativos a prática docente e aos procedimentos instituídos de avaliação dos conhecimentos dos estudantes.
Palavras-chave: Estratégias de Aprendizagem; Rendimento Acadêmico; Ensino Superior; Educação médica.