EVASÃO DO ENSINO SUPERIOR E PAPEL PREDITIVO DO ENVOLVIMENTO ACADÊMICO

著者

  • Camila Alves Fior UNICAMP

要旨

O objetivo do presente estudo é identificar o papel preditivo de variáveis pessoais dos estudantes e do envolvimento acadêmico na evasão. Participaram do estudo 216 voluntários, de ambos os sexos, que responderam a um questionário de caracterização e a Escala de Envolvimento Acadêmico, entre a sexta e oitava semana de início do curso. Após dois anos da coleta inicial, identificou-se que 84 estudantes evadiram. O modelo composto pela idade, trabalho, turno no qual está matriculado no ensino superior e envolvimento com as atividades obrigatórias, analisado pela regressão logística, mostrou-se ajustado e com um bom poder preditivo da evasão. Destaca-se que os estudantes do diurno, os que trabalham e os que descrevem um menor envolvimento com as atividades nas semanas iniciais do curso têm um risco aumentado de evadir, sendo o peso do envolvimento na evasão menor do que o das demais variáveis. Tais resultados reafirmam a necessidade no aprimoramento de indicadores que possam auxiliar na identificação de estudantes em risco de evasão, com destaque para a incorporação de variáveis contextuais.

Palavras-chave: ensino superior; sucesso escolar; engajamento acadêmico; abandono.withdraw

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação (Psicologia Educacional). Docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil. Investigações sobre abandono no ensino superior, engajamento acadêmico e autorregulação da aprendizagem

##submission.downloads##

出版済

2021-01-01