Museu imaginário:
as multidimensionalidades do ensino da arte
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Ensino de Arte; Metodologias Ativas; Interdisciplinaridade; Educação Pública.要旨
O artigo propõe a reflexão crítica sobre o ensino de Arte na escola pública brasileira, discutindo suas potencialidades, desafios e caminhos possíveis a partir de metodologias ativas, da interdisciplinaridade e da valorização da diversidade cultural. Iniciando o percurso pelo panorama histórico e político da inserção da Arte no currículo escolar, evidenciando os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nesse processo. Em seguida, são analisadas práticas pedagógicas que favorecem o protagonismo estudantil, a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento da sensibilidade estética, com destaque para a aprendizagem baseada em projetos. A presente pesquisa também explora o papel das instituições culturais, como os museus, na ampliação do repertório dos alunos, defendendo uma aproximação entre cultura escolar e cultura artística contemporânea. A importância da inclusão digital e da acessibilidade nas práticas de ensino é discutida como elemento central para a democratização do acesso à Arte. Por fim, argumenta-se que o ensino de Arte, quando pautado em uma abordagem crítica, interdisciplinar e inclusiva, contribui para a formação integral do estudante, promovendo não apenas competências técnicas, mas também o desenvolvimento de valores éticos, sociais e culturais.