Museu imaginário:

as multidimensionalidades do ensino da arte

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Arte; Metodologias Ativas; Interdisciplinaridade; Educação Pública.

Resumen

O artigo propõe a reflexão crítica sobre o ensino de Arte na escola pública brasileira, discutindo suas potencialidades, desafios e caminhos possíveis a partir de metodologias ativas, da interdisciplinaridade e da valorização da diversidade cultural. Iniciando o percurso pelo panorama histórico e político da inserção da Arte no currículo escolar, evidenciando os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nesse processo. Em seguida, são analisadas práticas pedagógicas que favorecem o protagonismo estudantil, a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento da sensibilidade estética, com destaque para a aprendizagem baseada em projetos. A presente pesquisa também explora o papel das instituições culturais, como os museus, na ampliação do repertório dos alunos, defendendo uma aproximação entre cultura escolar e cultura artística contemporânea. A importância da inclusão digital e da acessibilidade nas práticas de ensino é discutida como elemento central para a democratização do acesso à Arte. Por fim, argumenta-se que o ensino de Arte, quando pautado em uma abordagem crítica, interdisciplinar e inclusiva, contribui para a formação integral do estudante, promovendo não apenas competências técnicas, mas também o desenvolvimento de valores éticos, sociais e culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jane da Silva Paes, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Psicologia Clínica de Base Fenomenológica pelo Instituto de Ensino Vision. Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI, Bacharela em Psicologia pela UFAM. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais – UFAM. Professora de cursos livres em psicologia pelo Instituto de Ensino Vision. Membro  do  Laboratório  de  Psicologia  Fenomenológico-Existencial – LABFEN  (FAPSI/UFAM).  E-mail: janedasilvapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9683-8518

Francisco José da Silva Aquino, Universidade Federal do Amazonas

 

Graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto de Artes Visuais (2024–2026). Membro do grupo de pesquisa TAMURÁ. E-mail: franciscojosedasilvaaquino@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0007-9914-8070  

Publicado

2025-06-26