Bullying:

reflexões para a prática da/o psicóloga/o escolar

著者

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Bullying; psicologia escolar; saúde mental

要旨

O bullying é um fenômeno violento, social, multifacetado que prejudica a saúde mental de crianças e adolescentes em todo o mundo, ocorrendo principalmente em ambiente escolar. O presente estudo, por meio de revisão narrativa da literatura não sistemática, teve como objetivo abordar a temática bullying e relacioná-la com a área da psicologia, psicologia escolar/educacional e saúde mental, destacando as suas consequências para a saúde psíquica infanto-juvenil, além de refletir a prática do profissional de psicologia escolar relacionada à prevenção e ao enfrentamento do bullying. Sabe-se que a(o) psicóloga(o) no contexto escolar deve possuir entre outras atribuições, o trabalho com a inclusão e a superação das violências no meio educacional. Dessa forma, esta revisão não utilizou critérios sistemáticos da literatura em sua análise. No entanto, verificou-se a partir de estudos que o bullying afeta negativamente a saúde mental dos estudantes, haja vista que pode causar dificuldades de aprendizagem, aumento da ansiedade, baixa autoestima, problemas na socialização, fobia escolar, evasão escolar, depressão e até suicídio, se não houver um trabalho preventivo e assistencial relacionado ao mesmo.

 

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Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Saúde Mental pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e pós-graduando em Psicologia da Educação pelo Centro de Estudos em Especialização e Extensão (CENES), atuou na área de Psicologia Escolar de 2019 a 2023. E-mail: alencarpsi@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0009-0005-8027-5198

 

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出版済

2025-06-26

巻号

セクション

Artigos