Bullying:
reflexões para a prática da/o psicóloga/o escolar
##semicolon##
Bullying; psicologia escolar; saúde mental要旨
O bullying é um fenômeno violento, social, multifacetado que prejudica a saúde mental de crianças e adolescentes em todo o mundo, ocorrendo principalmente em ambiente escolar. O presente estudo, por meio de revisão narrativa da literatura não sistemática, teve como objetivo abordar a temática bullying e relacioná-la com a área da psicologia, psicologia escolar/educacional e saúde mental, destacando as suas consequências para a saúde psíquica infanto-juvenil, além de refletir a prática do profissional de psicologia escolar relacionada à prevenção e ao enfrentamento do bullying. Sabe-se que a(o) psicóloga(o) no contexto escolar deve possuir entre outras atribuições, o trabalho com a inclusão e a superação das violências no meio educacional. Dessa forma, esta revisão não utilizou critérios sistemáticos da literatura em sua análise. No entanto, verificou-se a partir de estudos que o bullying afeta negativamente a saúde mental dos estudantes, haja vista que pode causar dificuldades de aprendizagem, aumento da ansiedade, baixa autoestima, problemas na socialização, fobia escolar, evasão escolar, depressão e até suicídio, se não houver um trabalho preventivo e assistencial relacionado ao mesmo.