A importância da detecção de necessidades na intervenção social sob a perspectiva da psicologia existencial-humanista.

著者

##semicolon##

intervenção social comunitária, psicologia existencial-humanista, detecção de necessidades, fenomenologia.

要旨

O âmbito social, sob a ótica da psicologia existencial-humanista, busca aproximar-se, compreender e intervir em grupos sociais ou comunidades, atendendo às necessidades individuais e grupais sob as premissas da abordagem: manter empatia para compreender as experiências subjetivas do outro; não julgar o proceder da pessoa ou dos grupos; e ter consciência do processo vivencial. Sob essas premissas, é possível aproximar-se fenomenologicamente das realidades de cada ambiente e identificar suas demandas, para posteriormente, desenhar e aplicar a estratégia de intervenção que se ajuste a essas necessidades, focando na potencialização das capacidades da pessoa individualmente, e sua relação com seus grupos (familiar, laboral, acadêmico, de amizade entre outros). Dentro dessas estratégias encontram-se o acompanhamento psicológico, as entrevistas, o fórum comunitário, o estudo da população, a pesquisa de campo, os indicadores sociais e os grupos de discussão e reflexão. Conclui-se que, graças à intervenção social comunitária sob essa perspectiva, é possível realizar intervenções adaptadas às realidades das pessoas, e assim, gerar espaços de maior bem-estar e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, destaca-se a importância desse modelo como parte da formação do psicólogo, para que sua atuação seja coerente com os cenários em que se desenvolve.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

 

Licenciado en Psicolgía y Técnico en recreación por la UNAM. Se ha formado desde la Psicología existencial Humanista en el ámbito social. Trabaja bajo las líneas de la musicoterapia y arteterapia, fomentando el bienestar y la salud en las juevntudes, y trabajando en la academia como docente.

Institución: Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), FES

Iztacala, México.

E-mail: eduardo.ruiz@iztacala.unam.mx

ORCID https://orcid.org/0009-0007-9628-7462

##submission.authorWithAffiliation##

 

Doctor en Educación. Licenciado en Psicología por la UNAM, FES Iztacala. Maestría y Especialidad en Educación por la Universidad Mexicana. Profesor de Carrera Asociado C Tiempo Completo en la UNAM FES Iztacala en el ámbito social, desde la tradición existencial humanista. Autor de diversos artículos de investigación sobre salud,

educación y desarrollo humano.

Institución: Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), FES

Iztacala, México.

E-mail: angel.corchado@iztacala.unam.mx

ORCID https://orcid.org/0000-0002-4436-6237

##submission.downloads##

出版済

2025-06-26

巻号

セクション

Artigos