SEXUALIDADE E GÊNERO NO CURRÍCULO DO ENSINO SUPERIOR DE PSICOLOGIA:

UMA ANÁLISE DE CASO E ATRAVESSAMENTOS

著者

  • Katriny Cescon Elias Centro Universitário do Vale do Cricaré
  • Alexandre Luiz Polizel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo (IFES) campus São Mateus https://orcid.org/0000-0001-6397-306X

##semicolon##

Psicologia##common.commaListSeparator## Diversidade##common.commaListSeparator## Sexualidade##common.commaListSeparator## Gênero##common.commaListSeparator## Ensino Superior##common.commaListSeparator## Currículo

要旨

O presente artigo busca analisar as contribuições e lacunas no processo formativo de estudantes de Psicologia com enfoque na disciplina de Psicologia e Diversidade Sexual. A pesquisa foi conduzida com base em cartas narrativas escritas por alunos que cursaram a disciplina em uma instituição privada de ensino superior do norte do Espírito Santo, seguida pela análise do discurso inspirada em Foucault, que foi a utilizada para compreender as percepções desses alunos acerca da experiência com a disciplina. O estudo se insere no contexto de uma crescente incorporação de debates sobre gênero e sexualidade nos currículos de Psicologia, refletindo a necessidade de uma formação mais socialmente centrada e politicamente orientada. A partir das narrativas dos alunos, o trabalho investiga como o contato com essas temáticas impacta a formação acadêmica e pessoal dos estudantes, destacando a importância de incluir gênero e sexualidade nas ementas acadêmicas para ampliar a compreensão sobre a atuação profissional em interação com as diversas identidades e orientações sexuais, entendendo ao longo da pesquisa que o contato com disciplinas voltadas para a diversidade sexual e de gênero promove uma formação mais sensível, empática e politicamente engajada, necessária para a prática psicológica, mesmo ainda havendo desafios quanto à existência dessas disciplinas, evidenciando a necessidade de um fortalecimento curricular para garantir um tratamento mais crítico dessas questões na formação dos futuros psicólogos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Professora no Centro Universitário do Vale do Cricaré (UniVC). Especialista em Práticas Educacionais, IFES Campus São Mateus. katrinycescon@gmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo (IFES) campus São Mateus. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofias, Educações, Ciências, Culturas e Sexualidades (Kultur). Doutor em Ensino de Ciência e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, alexandre.polizel@ifes.edu.br

https://orcid.org/0000-0001-6397-306X

##submission.downloads##

出版済

2025-01-02