“Eu sou negra, Eu não sou morena”:

discursos dos/as jovens sobre situações de opressão e resistência

著者

##semicolon##

Racismo##common.commaListSeparator## Juventude##common.commaListSeparator## subjetividade##common.commaListSeparator## Interseccionalidade##common.commaListSeparator## Resistência.

要旨

O presente estudo buscou conhecer as experiências dos/as jovens no que se refere às situações de preconceito e discriminação racial, e também as práticas de resistência no contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira foram realizadas 05 oficinas, com os/as estudantes e docentes de uma escola estadual de Serra talhada – PE, na segunda etapa, as oficinas foram transcritas na íntegra e analisadas com base na análise temática, considerando como a interseccionalidade de gênero, classe, raça e etnia reverbera nos processos subjetivos dos/as jovens. Através dos relatos dos/as jovens e docentes, refletimos sobre as opressões e desigualdades sofridas e/ou presenciadas na escola e fora deste âmbito. Além disso, observamos as estratégias de resistência construídas pelos/as estudantes frente às desigualdades e opressões vivenciadas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Estudos Interdisciplinares da Linguagem pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL). E-mail: marcyahonoratto@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1610-9831   

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Psicologia. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST. E-mail: roseane.amorim@ufrpe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1454-0417  

 

##submission.downloads##

出版済

2025-01-02