Instrumentos para avaliação de teoria da mente em crianças
##semicolon##
instrumento##common.commaListSeparator## avaliação##common.commaListSeparator## mente##common.commaListSeparator## criança要旨
Esta pesquisa promove uma revisão da literatura com o objetivo de fazer levantamento dos instrumentos de avaliação da teoria da mente em crianças. Para isso, ao longo deste trabalho, buscou-se apresentar o conceito de Cognição Social, um conjunto de operações mentais associadas à percepção e à interpretação de intenções, disposições e ações de outros, bem como à orientação de respostas e comportamentos sociais do indivíduo, e incluso, nesse conceito mais amplo, o de Teoria da Mente, capacidade do indivíduo de atribuir ao outro um estado mental diferente do seu, habilidade fundamental à coordenação das habilidades sociais que provoca um significativo reflexo na qualidade de vida e no funcionamento psicossocial do ser humano. Tal habilidade desenvolve-se ao longo da infância, uma vez que estudos apontam para diferentes níveis de compreensão de estado mental. O princípio metodológico utilizado foi a pesquisa bibliografia. A partir da investigação verificou-se que uma avaliação da Teoria da Mente implica na consideração de toda a abrangência desse construto, envolvendo tarefas compostas por itens mais fáceis que requerem apenas a compreensão do desejo ou do pensamento do outro, até itens mais complexos que requerem compreensão de falsa crença em situações mais complexas. Neste sentido encontram-se diferentes testes e tarefas utilizadas para avaliação da TOM, permitindo assim conhecer o desempenho de crianças em diferentes fases do desenvolvimento até o desempenho de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo e outras condições em que há alterações da Teoria da Mente