A prática da Psicologia Fenomenológica no Amazonas:

o Plantão Psicológico em escolas públicas e sua pluridimensionalidade

著者

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Fenomenologia-Existencial##common.commaListSeparator## plantão psicológico##common.commaListSeparator## , clínica dos três olhares.

要旨

O fazer psicológico é constituído por uma série de olhares, diferenciados entre si, sobre o ser humano, objeto de estudo. E um deles, a Fenomenologia-Existencial que pressupõe ir ao outro a partir do encontro que entre ambos é estabelecido. O objetivo deste artigo é apresentar a prática da Psicologia Fenomenológica a partir da inserção de discentes no plantão psicológico em escolas da rede pública. Para tanto é resgatada toda a base conceitual relativa a Fenomenologia proposta por Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty. É apresentada a perspectiva dos Três Olhares que consubstancia a configuração relacional experienciada na atividade. Percebe-se que, imergir na relação com o adolescente, a partir dessa propositura de clínica, é um contínuo desafio, pois pressupõe que saiamos de nosso locus de olhar o outro apenas a partir de hipóteses diagnósticas, reducionismos ou minimalismo de enquadres, para vivenciarmos uma relação em que a compreensão do vivido é o fundamento. Conclui-se que ao discente em formação e ao profissional de Psicologia que ouse enveredar pela perspectiva em questão, significa entender que o ser humano não deve ser observado como natureza humana, como condição humana, mas como conquista.

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Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@ufam.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

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出版済

2024-07-26