GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS

A IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM

著者

##semicolon##

Contextualização##common.commaListSeparator## Ensino lúdico##common.commaListSeparator## Reino Plantae

要旨

A botânica é o ramo da biologia que estuda as plantas, algas e fungos, neste trabalho iremos tratar sobre as plantas. Evolutivamente, as briófitas e pteridófitas foram os primeiros vegetais a se adaptarem ao ambiente terrestre, portanto eram quase incapacitadas de invadir o espaço devido ao seu tamanho e a pouca exigência de nutrientes no solo. Com isso, propõe-se este trabalho analisar o livro didático para verificar como são trabalhados esses conteúdos, uma vez que a cegueira botânica pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem. Foram analisados os livros de 1ª, 2ª e 3ª série. Conclui-se até então que os LD’s observados, são fontes únicas de aprendizado dentro das escolas e além disso, uns não são contextualizados, sabemos da sua importância dentro das escolas se forem bem utilizados podem ser grandes aliado para os professores.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Breve currículo: Graduada em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Instituição: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do amazonas UFAM).

E-mail:  heloisanogueira1999@gmail.com 

Orcid: 0000-0002-6900-8970

País: Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

 

Breve currículo: Especialista em Docência em Biologia e práticas pedagógicas – FI. Graduada em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química - UFAM. Mestranda em Ciências Ambientais – UFAM.

Instituição: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do amazonas UFAM).

E-mail: doraci.ufam@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2152-1900

País: Brasil.

 

 

Rosineide Campos Chaves.

Breve currículo: Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Cursando mestrado em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, da Universidade Federal do Amazonas -UFAM.

Instituição: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do amazonas UFAM).

E-mail: n-eide-pvh@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2152-1900

País: Brasil

##submission.authorWithAffiliation##

 

Breve currículo: Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá-AM. Nos últimos cinco anos têm atuado nas áreas de Biodiversidade, Ensino de Botânica, Ensino de Ciências, Etnobotânica e Etnoecologia.

Instituição: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do amazonas UFAM).

E-mail: renatoal@ufam.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0006-7654.

País: Brasil

出版済

2023-12-31