La importancia de la escucha y apoyo psicosocial al tutor institucional

著者

##semicolon##

escuta##common.commaListSeparator## trabalho em grupo##common.commaListSeparator## apoio psicossocial##common.commaListSeparator## desenvolvimento humano

要旨

Apresenta-se uma intervenção de corte qualitativo transversal, realizada com professores vinculados ao Colégio de Ciências e Humanidades da Universidade Nacional Autônoma do México. Partindo da importância do autoconhecimento e reflexão do corpo docente, foram conduzidas sessões grupais de escuta, envolvendo tutores de estudantes do nível médio. Nesse ambiente grupal, foram desenvolvidas atividades de psicoeducação e reflexão para compartilhar experiências que ultrapassam o papel de ensino. Destaca-se a importância de reconhecer o acadêmico como uma pessoa com necessidades emocionais, deficiências e déficits, vistos como áreas de oportunidade. Sobretudo, ressalta-se a importância do desenvolvimento do potencial da pessoa ao permitir o reconhecimento, aceitação e promoção de atitudes de empatia, aceitação e compreensão entre os colegas docentes. Conclui-se ressaltando a importância da abertura desses espaços de acompanhamento e apoio psicossocial para o corpo docente das instituições da UNAM.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Profesor de Asignatura, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Facultad de Estudios Superiores Iztacala (FESI). E- mail: leonardohdezcontact@gmail.com ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9870-76284

##submission.authorWithAffiliation##

Profesor Asociado C Tiempo Completo, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Facultad de Estudios Superiores Iztacala (FESI. E-mail: angel.corchado@gmail.com México. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4436-6237

##submission.authorWithAffiliation##

Profesora de Asignatura, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Facultad de Estudios Superiores Iztacala (FESI). E- mail: lic.montiel.psic@gmail.com ORCID iD: https://orcid.org/0009-0002-9814-3351

##submission.authorWithAffiliation##

Profesor de Asignatura, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Facultad de Estudios Superiores Iztacala (FESI). E- mail: eduardo.ruiz@iztacala.unam.mx ORCID iD: https://orcid.org/0009-0007-9628-7462

出版済

2023-12-31