Convenção das corujas
a compreensão do suicídio e da autolesão por alunos amazônidas do Ensino Fundamental
##semicolon##
Setembro amarelo##common.commaListSeparator## comportamentos autodestrutivos##common.commaListSeparator## comportamentos autolesivos##common.commaListSeparator## alunos amazônidas##common.commaListSeparator## método fenomenológico要旨
O setembro amarelo se caracteriza por investidas sociais no sentido de diminuir o número de comportamentos autodestrutivos e autolesivos tão característicos da contemporaneidade. Pesquisas junto a adolescentes têm sido escassas nos últimos anos. O objetivo deste estudo foi compreender a concepção de alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino na cidade de Manaus sobre esse evento e seus possíveis desdobramentos. Foram 22 alunos do 6º ao 9º ano a quem foram designadas as perguntas: “o que você compreende como setembro amarelo” e “o que você gostaria de falar sobre suicídio e autolesão”. Foram utilizados alguns parâmetros do método fenomenológico-psicológico de pesquisa em psicologia, tais como: leitura exaustiva do escrito, identificação de Unidades de Significado, elaboração das categorias de análise. A análise foi a partir da teoria de Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty, além de outros autores que têm estudado a temática. Foram elaboradas 4 categorias de análise: 1) Um dia para evitar o ato; 2) Possíveis fatores de risco; 3) Fatores protetivos; 4) Questionando o que foi dito. Conclui-se que o estudo atingiu seus objetivos, tendo em vista que, os alunos trouxeram uma compreensão abrangente e pluridimensional da temática, o que possibilitou observar que precisamos ir além de nossas verdades absolutas quando buscarmos entender o olhar que essa faixa etária lança sobre as várias especificidades e características da vida contemporânea.