Diálogos fenomenológicos e transversais sobre o Autismo no contemporâneo

著者

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Autismo##common.commaListSeparator## fenomenologia hermenêutica##common.commaListSeparator## expulsão do outro##common.commaListSeparator## violência

要旨

Este ensaio tem como proposta uma discussão com viés fenomenológico que perpassa por algumas ideias de seus autores mais tradicionais (Heidegger, 2021; Husserl, 2020) chegando até autores contemporâneos como Byung-Chul Han e Slavoj Žižek que, a despeito de não se proclamarem pensadores da fenomenologia, têm uma densa base fenomenológica em seus pensamentos, sobretudo alinhados ao pensamento de Heidegger. No primeiro momento, nosso percurso metodológico apresenta a classificação nosológica atual a fim de situar o autismo enquanto um transtorno. No segundo momento tratamos de expor ideias da fenomenologia clássica com Husserl e Heidegger a fim de se aproximar de uma concepção existencial do autismo, tendo em vista a observação da forma como o dasein com autismo se orienta pela sua semântica cotidiana. Por fim, contextualizamos o autismo no pensamento contemporâneo dos autores Slavoj Žižek e Byung Chul, que no oportunizam moldura ideal para situar o autismo em uma realidade de expulsão do outro, modelada pela violência objetiva. Concluímos que muito ainda precisa ser feito no sentido de investigar o autismo com metodologias alternativas à sua compreensão usual na semântica positivista

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Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Departamento de Psicologia do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes; Professor do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF. Psicólogo Clínico, Pós-Doutor em Ciências da Religião pela PUC-Campinas, Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Mestre em Estudos da Subjetividade com ênfase em Fenomenologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com Graduação, Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela mesma instituição e Pós-Graduação em Filosofia. Coordenador do Grupo de Trabalho “Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da existência (GEPPFFE) e tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Fenomenologia, Existencialismo, Hermenêutica e Educação. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8764-5220

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Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, com Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, e Doutorando em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Rio de Janeiro. Academicamente, se dedica ao estudo da Fenomenologia, Educação, Educação Física e Autismo. Membro pesquisador do grupo de pesquisa NEPPFFE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9696-6608

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出版済

2023-06-29