Prevenção de ações autodestrutivas com escolares do ensino fundamental em escola da rede pública de ensino
perspectivas e possibilidades
##semicolon##
Suicídio##common.commaListSeparator## autolesão##common.commaListSeparator## prevenção##common.commaListSeparator## escolares##common.commaListSeparator## fenomenologia要旨
A contemporaneidade tem se constituído por uma série de fatos que nos propiciam questionar o próprio existir. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender a percepção de alunos do ensino fundamental maior e do ensino médio de escolas do sistema de ensino público municipal e/ou estadual acerca dos comportamentos autodestrutivos em adolescentes considerando fatores de risco e fatores de proteção sob o viés da Fenomenologia. É um estudo amparado na abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando o método fenomenológico de pesquisa com caráter descritivo, exploratório e reflexivo. A análise foi pautada a partir da perspectiva teórica de Martin Heidegger. Foi utilizada a proposta dos Grupos de Encontro de Carl Rogers, com gravação da atividade em áudio e posterior transcrição. Participaram 22 alunos do 6º ao 9º ano. Ressalte-se que a meta do projeto é contribuir com o aperfeiçoamento do sistema de educação e de saúde no sentido de fornecer subsídios para elaboração de estratégias que viabilizem a execução de ações relacionadas a fatores de proteção no que concerne a comportamentos autodestrutivos na comunidade escolar. Foram elaboradas 3 categorias de análise: a) A percepção da origem do comportamento; b) As várias dimensões dos comportamentos autodestrutivos; c) Olhar para o sofrimento do outro: o Cuidado é vivenciado. Conclui-se pela necessidade de compreendermos a pluridimensionalidade presente nestas temáticas, tendo em vista que, é um fenômeno em franco crescimento e que atravessa instâncias onde os adolescentes transitam, família e escola e a possibilidade de execução de atividades a partir do plantão psicológico na prevenção de comportamentos autodestrutivos e autolesivos.