Prevenção de ações autodestrutivas com escolares do ensino fundamental em escola da rede pública de ensino

perspectivas e possibilidades

著者

##semicolon##

Suicídio##common.commaListSeparator## autolesão##common.commaListSeparator## prevenção##common.commaListSeparator## escolares##common.commaListSeparator## fenomenologia

要旨

A contemporaneidade tem se constituído por uma série de fatos que nos propiciam questionar o próprio existir. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender a percepção de alunos do ensino fundamental maior e do ensino médio de escolas do sistema de ensino público municipal e/ou estadual acerca dos comportamentos autodestrutivos em adolescentes considerando fatores de risco e fatores de proteção sob o viés da Fenomenologia. É um estudo amparado na abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando o método fenomenológico de pesquisa com caráter descritivo, exploratório e reflexivo. A análise foi pautada a partir da perspectiva teórica de Martin Heidegger. Foi utilizada a proposta dos Grupos de Encontro de Carl Rogers, com gravação da atividade em áudio e posterior transcrição. Participaram 22 alunos do 6º ao 9º ano. Ressalte-se que a meta do projeto é contribuir com o aperfeiçoamento do sistema de educação e de saúde no sentido de fornecer subsídios para elaboração de estratégias que viabilizem a execução de ações relacionadas a fatores de proteção no que concerne a comportamentos autodestrutivos na comunidade escolar. Foram elaboradas 3 categorias de análise: a) A percepção da origem do comportamento; b) As várias dimensões dos comportamentos autodestrutivos; c) Olhar para o sofrimento do outro: o Cuidado é vivenciado. Conclui-se pela necessidade de compreendermos a pluridimensionalidade presente nestas temáticas, tendo em vista que, é um fenômeno em franco crescimento e que atravessa instâncias onde os adolescentes transitam, família e escola e a possibilidade de execução de atividades a partir do plantão psicológico na prevenção de comportamentos autodestrutivos e autolesivos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Psicóloga graduada pelo Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN/UFAM. E-mail: jayduartejnd@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0007-9670-8835

 

##submission.authorWithAffiliation##

Discente do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). E-mail: milena_mcb@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5435-2632

##submission.authorWithAffiliation##

Graduação – Comunicação Social, Rádio, TV e Internet –  Centro Universitário do Norte – UNINORTE.Graduando – Psicologia - 9º período Centro Universitário do Norte – UNINORTE. Membro sócio da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) Regional Amazonas. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia da Uninorte – (LAPSIUNN). Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico Existencial (LAPFE). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico Existencial (LABFEN). E-mail: ruylima@gmail.com Orcid : https://orcid.org.0009-0004-0303-9506

##submission.authorWithAffiliation##

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

##submission.authorWithAffiliation##

Psicopedagoga formada pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Psicóloga formada pela Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. E-mail: cecilia.psi@hotmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0482-355X

 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

##submission.downloads##

出版済

2023-06-29