A violência doméstica e contexto escolar
a percepção de discentes amazônidas do ensino fundamental sob o viés da Fenomenologia
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Violência doméstica##common.commaListSeparator## ambiente escolar##common.commaListSeparator## adolescentes##common.commaListSeparator## método fenomenológico要旨
A violência, considerada um fenômeno crescente que incide de forma direta e indireta nos distintos domínios da convivência social, tem sido um tema constante no cenário dos debates acerca dos fenômenos sociais. Sabe-se que situações dessa natureza provoca uma série de modificações nos contextos em que a pessoa que sofre violência transita. O estudo objetivou compreender a concepção de discentes do Ensino Fundamental sobre a interferência da violência doméstica na vivência escolar sob o viés da fenomenologia de Martin Heidegger. A pesquisa é sob o viés qualitativo, descritivo e exploratório. Foi utilizada a proposta do Grupo de Encontro, semanais, com um número total de 23 alunas regularmente matriculadas no ensino fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir do referencial teórico proposto por Martin Heidegger e outros autores da Fenomenologia-Existencial. Foram identificadas 3 categorias sendo a primeira composta por subcategorias, são elas: 1. Falando em violência; 2. Configurações familiares: instâncias de adoecimento; 3. Reflexos da violência doméstica no ensino-aprendizagem. Conclui-se que as adolescentes reconhecem os vários tipos de violência, o quanto estas se fazem presentes em sua configuração familiar e a pluridimensionalidade das consequências que incidem sobre a vida escolar, uma vez que, a marca da violência percorre o cotidiano desses adolescentes e os acompanha indefinidamente.