A violência doméstica e contexto escolar

a percepção de discentes amazônidas do ensino fundamental sob o viés da Fenomenologia

Autores/as

Palabras clave:

Violência doméstica, ambiente escolar, adolescentes, método fenomenológico

Resumen

A violência, considerada um fenômeno crescente que incide de forma direta e indireta nos distintos domínios da convivência social, tem sido um tema constante no cenário dos debates acerca dos fenômenos sociais. Sabe-se que situações dessa natureza provoca uma série de modificações nos contextos em que a pessoa que sofre violência transita. O estudo objetivou compreender a concepção de discentes do Ensino Fundamental sobre a interferência da violência doméstica na vivência escolar sob o viés da fenomenologia de Martin Heidegger. A pesquisa é sob o viés qualitativo, descritivo e exploratório. Foi utilizada a proposta do Grupo de Encontro, semanais, com um número total de 23 alunas regularmente matriculadas no ensino fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir do referencial teórico proposto por Martin Heidegger e outros autores da Fenomenologia-Existencial. Foram identificadas 3 categorias sendo a primeira composta por subcategorias, são elas: 1. Falando em violência; 2. Configurações familiares: instâncias de adoecimento; 3. Reflexos da violência doméstica no ensino-aprendizagem. Conclui-se que as adolescentes reconhecem os vários tipos de violência, o quanto estas se fazem presentes em sua configuração familiar e a pluridimensionalidade das consequências que incidem sobre a vida escolar, uma vez que, a marca da violência percorre o cotidiano desses adolescentes e os acompanha indefinidamente.

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Biografía del autor/a

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

Janderson Costa Meira, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Ruy Siqueira de Lima, Centro Universitário do Norte - Uninorte

Graduação – Comunicação Social, Rádio, TV e Internet –  Centro Universitário do Norte – UNINORTE.Graduando – Psicologia – 9º período Centro Universitário do Norte – UNINORTE. Membro sócio da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) Regional Amazonas. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia da Uninorte – (LAPSIUNN). Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico Existencial (LAPFE). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico Existencial (LABFEN). E-mail: ruylima@gmail.com Orcid : https://orcid.org.0009-0004-0303-9506

Vanessa Benites Mena, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Graduanda em Psicologia na Escola Superior Batista do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). E-mail: menaa.vanessa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9017-9259

Larissa Sena de Souza, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Graduanda em Psicologia na Escola Superior Batista do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). E-mail: larissa.sena26@gmail.com Orcid: https//orcid.org/0009-0003-3204-3515

 

Débora Moutinho Rodrigues, Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO. Apoio técnico em Psicologia no Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes sob medida protetiva (SAICA). Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE). Plantonista do Plantão Psicológico em Escolas do sistema público de ensino em Manaus.  E-mail: debora13rodrigues@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0000-4873-8352

 

Publicado

2023-06-29