Possibilidades de ações clínicas fenomenológicas em Psicologia frente à solidão entre universitários na contemporaneidade

著者

##semicolon##

Solidão##common.commaListSeparator## universidade##common.commaListSeparator## sofrimento psicológico##common.commaListSeparator## saúde mental##common.commaListSeparator## políticas de educação superior##common.commaListSeparator## intervenção psicológica

要旨

Na sociedade contemporânea, os sujeitos são pressionados pela cultura da alta performance e, muitas vezes, em virtude do esforço que empregam, experimentam o cansaço de serem si mesmos. Essa cultura é constituída por valores como competitividade desenfreada, falência de vínculos e precarização da solidariedade. No cenário, adolescentes e adultos jovens, afetados por esses valores,  podem vivenciar solidão, comprometendo a qualidade de vida e a saúde mental. Diante disso, nosso objetivo no presente ensaio é realizar uma leitura sobre o sentimento de solidão na contemporaneidade, refletindo sobre ele entre universitários e, a partir da experiência como supervisora de plantão psicológico e grupos interventivos em universidades, defendermos intervenções clínicas fenomenológicas para favorecer a ressignificação do sofrimento que a solidão desencadeia nessa população. Para tanto, definimos o que seja solidão, esboçamos alguns estudos sobre esse sentimento entre jovens universitários e descrevemos intervenções clínicas fenomenológicas frente à solidão. Concluímos, principalmente, a necessidade de intervenções pautadas na ética da ação coletiva realizadas no próprio contexto universitário, para que os discentes possam compartilhar o sofrimento frente à experiência de solidão e construir estratégias de enfrentamento.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Psicologia Clínica. Docente do Colegiado de Psicologia e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde coordena o Laboratório de Estudos e Práticas Transdisciplinares em Saúde e Educação (LETRANS) e o Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU).

ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-1619-2353

E-mail: shirley.macedo@univasf.edu.br

 

##submission.downloads##

出版済

2023-06-29