Possibilidades de ações clínicas fenomenológicas em Psicologia frente à solidão entre universitários na contemporaneidade
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Solidão##common.commaListSeparator## universidade##common.commaListSeparator## sofrimento psicológico##common.commaListSeparator## saúde mental##common.commaListSeparator## políticas de educação superior##common.commaListSeparator## intervenção psicológica要旨
Na sociedade contemporânea, os sujeitos são pressionados pela cultura da alta performance e, muitas vezes, em virtude do esforço que empregam, experimentam o cansaço de serem si mesmos. Essa cultura é constituída por valores como competitividade desenfreada, falência de vínculos e precarização da solidariedade. No cenário, adolescentes e adultos jovens, afetados por esses valores, podem vivenciar solidão, comprometendo a qualidade de vida e a saúde mental. Diante disso, nosso objetivo no presente ensaio é realizar uma leitura sobre o sentimento de solidão na contemporaneidade, refletindo sobre ele entre universitários e, a partir da experiência como supervisora de plantão psicológico e grupos interventivos em universidades, defendermos intervenções clínicas fenomenológicas para favorecer a ressignificação do sofrimento que a solidão desencadeia nessa população. Para tanto, definimos o que seja solidão, esboçamos alguns estudos sobre esse sentimento entre jovens universitários e descrevemos intervenções clínicas fenomenológicas frente à solidão. Concluímos, principalmente, a necessidade de intervenções pautadas na ética da ação coletiva realizadas no próprio contexto universitário, para que os discentes possam compartilhar o sofrimento frente à experiência de solidão e construir estratégias de enfrentamento.