Possibilidades de ações clínicas fenomenológicas em Psicologia frente à solidão entre universitários na contemporaneidade
Palabras clave:
Solidão, universidade, sofrimento psicológico, saúde mental, políticas de educação superior, intervenção psicológicaResumen
Na sociedade contemporânea, os sujeitos são pressionados pela cultura da alta performance e, muitas vezes, em virtude do esforço que empregam, experimentam o cansaço de serem si mesmos. Essa cultura é constituída por valores como competitividade desenfreada, falência de vínculos e precarização da solidariedade. No cenário, adolescentes e adultos jovens, afetados por esses valores, podem vivenciar solidão, comprometendo a qualidade de vida e a saúde mental. Diante disso, nosso objetivo no presente ensaio é realizar uma leitura sobre o sentimento de solidão na contemporaneidade, refletindo sobre ele entre universitários e, a partir da experiência como supervisora de plantão psicológico e grupos interventivos em universidades, defendermos intervenções clínicas fenomenológicas para favorecer a ressignificação do sofrimento que a solidão desencadeia nessa população. Para tanto, definimos o que seja solidão, esboçamos alguns estudos sobre esse sentimento entre jovens universitários e descrevemos intervenções clínicas fenomenológicas frente à solidão. Concluímos, principalmente, a necessidade de intervenções pautadas na ética da ação coletiva realizadas no próprio contexto universitário, para que os discentes possam compartilhar o sofrimento frente à experiência de solidão e construir estratégias de enfrentamento.