A Universidade e a Formação para Indústrias Criativas:

Estudo Exploratório sobre como Estudantes de Portugal e do Brasil Pensam Criatividade

著者

  • Fernanda Martins Universidade do Porto
  • Rafaela Moreira Universidade do Porto
  • Maria de Fátima Morais Universidade do Minho

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Criatividade##common.commaListSeparator## ensino superior##common.commaListSeparator## indústrias criativas##common.commaListSeparator## estudantes##common.commaListSeparator## percepções

要旨

A criatividade é considerada uma competência essencial neste século. Indivíduos nascidos na década de 90 - Geração Z - surgem como um potencial humano criativo e correspondem aos atuais estudantes universitários. O Ensino Superior é um patamar de formação essencial para desenvolver competências criativas face aos desafios futuros, apesar de fragilidades que nele persistem perante tal objetivo. Por seu lado, um dos contextos profissionais para o qual a formação superior contribui e que explicitamente requer criatividade corresponde às Indústrias Criativas. Neste estudo, quer-se perceber como universitários de áreas relacionadas com Indústrias Criativas pensam a sua criatividade, nomeadamente quanto a crenças (verdadeiras e falsas) sobre esse conceito e como avaliam práticas docentes de que são alvo. Participaram 89 estudantes de cursos de artes, de Portugal e do Brasil. Na avaliação das perceções, foram usados a Escala de Personalidade Criativa (Garcês et al., 2015), o Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade no Ensino Superior (Morais et al, 2014) e a Escala de Crenças sobre Criatividade em Contexto Educativo (Morais et al., 2021). Existem diferenças estatisticamente significativas entre os géneros, embora o mesmo não aconteça entre países. Há ainda diferenças estatisticamente significativas na perspetiva dos estudantes mais criativos quanto a práticas docentes. As crenças sobre criatividade surgem como independentes do país, do género e da autoperceção de criatividade. Porém, se a amostra traduz nível elevado de crenças verdadeiras, também demonstra um número considerável de mitos. Neste contexto, é discutido o papel que a universidade deve ter na formação criativa destes futuros profissionais.

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  Possui mestrado e doutoramento em Psicologia. Tem participado em projetos de investigação e tem publicado e apresentado investigações em encontros científicos nacionais e internacionais. É membro do CITECEM (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e integra equipas de investigação em várias áreas científicas. E-mail: mmartins@letras.up.pt      País: Portugal

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 É bacharel em Comunicação Social e Profissional de Relações Públicas (Brasil). Possuiu o Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Trabalhou na área da Comunicação e Marketing. E- mail: rafaela.moreirah@gmail.com

País: Portugal

 

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. Licenciada em Psicologia. Doutorada em Psicologia da Educação; Professora Auxiliar da Universidade do Minho (Instituto de Psicologia) e membro efetivo do Centro de Investigação em Psicologia (CIEd); investiga o tema da Criatividade. E-mail: famorais@ie.uminho.pt

País: Portugal

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出版済

2023-01-02