FOGO NOS RACISTAS: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL EM PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
要旨
Este texto tem como objetivo relatar e problematizar uma experiência de intervenção psicossocial proposta por acadêmicos de Psicologia e realizada em uma escola de Ensino Médio. A temática da intervenção versou sobre racismo, afirmação da identidade negra, redes sociais e o uso de tecnologias da informação (TICs). Os alunos de Psicologia construíram uma proposta após discussões teóricas sobre questões raciais e, logo em seguida, foram sugeridos encontros com os alunos secundaristas. Houve o momento de preparação/aquecimento do grupo, a atividade de construção coletiva e sistematização do trabalho e a avaliação do encontro realizado. Afirmamos que a intervenção psicossocial possibilitou produzir entendimentos sobre práticas racistas assim como oportunizou enfrentamentos do pensamento decolonial. Além disso, os alunos do Ensino Médio conseguiram ponderar a importância das tecnologias de comunicação e informação como espaço a contribuir para um processo de ensino e de aprendizagem livre de perpetuações discriminatórias.
Palavras-chave: intervenção psicossocial, racismo, redes sociais.