FOGO NOS RACISTAS: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL EM PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

著者

  • Paulo Roberto da Silva Júnior FACULDADE ARNALDO
  • Suelen Martins COLÉGIO ARNALDO - FACULDADE ARNALDO
  • Marcelo Moreira dos Santos

要旨

Este texto tem como objetivo relatar e problematizar uma experiência de intervenção psicossocial proposta por acadêmicos de Psicologia e realizada em uma escola de Ensino Médio. A temática da intervenção versou sobre racismo, afirmação da identidade negra, redes sociais e o uso de tecnologias da informação (TICs). Os alunos de Psicologia construíram uma proposta após discussões teóricas sobre questões raciais e, logo em seguida, foram sugeridos encontros com os alunos secundaristas. Houve o momento de preparação/aquecimento do grupo, a atividade de construção coletiva e sistematização do trabalho e a avaliação do encontro realizado. Afirmamos que a intervenção psicossocial possibilitou produzir entendimentos sobre práticas racistas assim como oportunizou enfrentamentos do pensamento decolonial. Além disso, os alunos do Ensino Médio conseguiram ponderar a importância das tecnologias de comunicação e informação como espaço a contribuir para um processo de ensino e de aprendizagem livre de perpetuações discriminatórias.

Palavras-chave: intervenção psicossocial, racismo, redes sociais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Titulação: DOUTOR EM PSICOLOGIA SOCIAL PELA UFMG

ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-9381-5764

Filiação institucional: PROFESSOR DA FACULDADE ARNALDO E PÓS-DOUTORANDO EM SAÚDE COLETIVA PELA FIOCRUZ MINAS

 

##submission.authorWithAffiliation##

Titulação: DOUTORA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS PELA UFMG

ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-0819-4087

Filiação Institucional: PROFESSORA DO COLÉGIO ARNALDO E DA FACULDADE ARNALDO

Marcelo Moreira dos Santos

Titulação: PSICÓLOGO PELA FACULDADE ARNALDO E MESTRANDO EM PSICOLOGIA: COGNIÇÃO E COMPORTAMENTO PELA UFMG

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-1031-579X

##submission.downloads##

出版済

2021-12-31