SENSO DE AGÊNCIA: O FENÔMENO E SEU ESTUDO ATRAVÉS DO INTENTIONAL BINDING EFFECT
要旨
O senso de agência se caracteriza como a experiência de gerar efeitos no mundo exterior através das próprias ações. Trata-se de um evento pervasivo e profundamente adaptativo da cognição que emerge na experiência consciente através de mecanismos que envolvem o planejamento e execução da ação intencional. No presente artigo, realizamos uma revisão narrativa acerca dos principais aspectos envolvidos na teorização e pesquisa do senso de agência (SdA), oferecendo especial ênfase à sua investigação através do intentional binding effect, uma intrigante ilusão perceptual a partir da qual os efeitos de uma ação são atraídos às suas causas, o que gera uma redução na percepção dos intervalos de tempo decorridos entre ação e efeito enquanto o indivíduo age intencionalmente. No que concerne aos aspectos teóricos, discutiremos os principais mecanismos e processos subjacentes ao SdA de acordo com os diferentes modelos existentes. No âmbito da pesquisa, forneceremos especial ênfase ao emprego do intentional binding effect como medida implícita do SdA, explorando o seu conceito e estudo experimental, bem como, suas aplicações na investigação do senso de agência.
Palavras-chave: Ação Intencional; Agência; Senso de Agência; Experiência Consciente; Intentional binding.