SENSO DE AGÊNCIA: O FENÔMENO E SEU ESTUDO ATRAVÉS DO INTENTIONAL BINDING EFFECT

Autores/as

  • José Hugo Gonçalves Magalhães Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Alexsandro Medeiros Medeiros do Nascimento
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Resumen

O senso de agência se caracteriza como a experiência de gerar efeitos no mundo exterior através das próprias ações. Trata-se de um evento pervasivo e profundamente adaptativo da cognição que emerge na experiência consciente através de mecanismos que envolvem o planejamento e execução da ação intencional. No presente artigo, realizamos uma revisão narrativa acerca dos principais aspectos envolvidos na teorização e pesquisa do senso de agência (SdA), oferecendo especial ênfase à sua investigação através do intentional binding effect, uma intrigante ilusão perceptual a partir da qual os efeitos de uma ação são atraídos às suas causas, o que gera uma redução na percepção dos intervalos de tempo decorridos entre ação e efeito enquanto o indivíduo age intencionalmente. No que concerne aos aspectos teóricos, discutiremos os principais mecanismos e processos subjacentes ao SdA de acordo com os diferentes modelos existentes. No âmbito da pesquisa, forneceremos especial ênfase ao emprego do intentional binding effect como medida implícita do SdA, explorando o seu conceito e estudo experimental, bem como, suas aplicações na investigação do senso de agência.  

Palavras-chave: Ação Intencional; Agência; Senso de Agência; Experiência Consciente; Intentional binding.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Hugo Gonçalves Magalhães, Universidade de Pernambuco (UPE)

Universidade de Pernambuco (UPE)

Alexsandro Medeiros Medeiros do Nascimento

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS)

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

https://orcid.org/0000-0001-6411-2763

http://lattes.cnpq.br/6108730498633062

https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

Publicado

2021-12-31