AMAZÔNIA: ENSINANDO MATEMÁTICA EM MEIO À PANDEMIA

著者

  • Enildo Lopes Batista UEA-UFAM
  • suely a. do n. mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

要旨

O artigo mostra as atividades em uma escola no Amazonas em meio à pandemia do corona vírus em 2020 e 2021, relatada pelo autor do projeto de pesquisa Perspectivas da formação de professores para a valorização da diversidade sócio cultural no Ensino da Matemática em escolas no interior do Estado do Amazonas, em andamento  no âmbito do PPGE/UFAM. O projeto tem como principal objetivo apreender e compreender o saber matemático que orienta o processo ensino-aprendizagem nesses rincões amazônicos, contextualizando a sociodiversidade das linguagens, a subjetividade e o multiculturalismo. Faz referencias ao momento atual da educação no interior do Estado do Amazonas e busca compreender fatores sociais, políticos, culturais e psicológicos que se expressam no ambiente escolar. Com pesquisa qualitativa apoiada na fenomenologia, faz uma reflexão sobre o momento atual e futuro da educação “presencial” e “on-line” no interior do Amazonas, ouvindo professores e gestores nessas escolas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Aprendizagem. Cultura. Pandemia

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando PPGE- UFAM

##submission.authorWithAffiliation##

Professora UFAM, atuando na graduação e pós-graduação.

##submission.downloads##

出版済

2021-12-31