A LUDICIDADE COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
要旨
A presente pesquisa trata-se de uma revisão literária, sobre a ludicidade como facilitadora do processo de ensino aprendizagem, visto que esta temática tem ganhado espaço no panorama nacional, considerando que o jogo, a brincadeira e o brinquedo são a essência da infância, e utilizá-los permite um trabalho pedagógico que possibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Embora, as atividades lúdicas fossem mais empregadas na educação infantil, hoje já estão inseridas na prática de disciplinas específicas, de forma interdisciplinar e abordando todas as fases de aprendizagem. Realizado com o objetivo de demonstrar a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem, este estudo permitiu observar que, quando trabalhada com seriedade por um professor que planeja, organiza e participa destas atividades, a brincadeira contribui para a formação de indivíduos autônomos, capazes de, por meio da interação, da criatividade e do aumento da autoestima, conhecer melhor o mundo em que vive e, desse modo, conviver melhor socialmente, propiciando, com isso, inúmeras situações de aprendizagem que podem ser utilizadas de forma interdisciplinar.
Palavras-chave: Ludicidade. Ensino aprendizagem. Educando. Estratégias de ensino