INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Aline Vitorino Nunes UFAM
  • Virginia Karla Rosas de Souza Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Adinete Sousa da Costa Mezzalira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Marcelo Calegare Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com base em uma experiência prática proposta pela disciplina Processos Psicossociais e Intervenções, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. O objetivo foi realizar uma vivência baseada no aporte teórico da Psicologia Social Comunitária (PSC), contribuindo para o crescimento das pesquisadoras e da comunidade de alunos da Escola Municipal onde as atividades foram desenvolvidas. A escolha do local se deu a partir do reconhecimento da importância da vivência escolar na formação da identidade e ao sentimento de pertença comunitária em crianças e adolescentes. Foram realizados dois encontros baseados nas demandas levantadas por alunos a respeito de melhorias para sua escola, os quais foram desenvolvidos de maneira lúdica entre os discentes. Percebemos que as dinâmicas fomentaram protagonismo aos adolescentes acerca de sua própria vivência escolar. Diante disso, percebemos a relevância das estratégias utilizadas para o desenvolvimento das atividades de intervenção, que estavam  alinhadas aos pressupostos da PSC no âmbito escolar. Por fim, a aplicação do aporte teórico da PSC nos mostrou ser um grande desafio. Percebemos a importância de vivenciar a comunidade e se inserir de fato no contexto, independente da atividade a ser realizada.

 

Palavras-chaves: psicologia social comunitária. Intervenção psicossocial. Contexto escolar.

Biografia do Autor

Aline Vitorino Nunes , UFAM

Psicóloga. Mestranda do curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM

Virginia Karla Rosas de Souza , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Psicóloga. Mestranda do curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM

Adinete Sousa da Costa Mezzalira , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Psicóloga. Professora Adjunta I da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM. Membro do GT Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP.

Marcelo Calegare , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Psicólogo. Professor da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFAM. Membro do GT Psicologia comunitária da ANPEPP

Downloads

Publicado

2021-07-01