Arte e Cultura:
manifestação da étnica dos povos indígenas no EJA: Educação de jovens e adultos
Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos; Cultura Indígena; Inclusão; AmazôniaResumen
O presente estudo é resultado de um projeto que visou a manifestação da cultura dos povos indígenas no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na promoção da arte e cultura indígenas como instrumentos de inclusão e valorização da diversidade cultural na região amazônica. Por meio de um projeto extensionista realizado em uma escola pública de Urucará (AM), foram desenvolvidas atividades que integraram dança, música e debates sobre identidade cultural, proporcionando aos alunos o reconhecimento das raízes indígenas presentes em sua realidade cotidiana. O estudo discute os desafios e benefícios do ensino culturalmente situado na EJA, enfatizando a importância da valorização das culturas indígenas para a construção de uma educação plural, crítica e democrática. Os resultados indicam que a incorporação da cultura indígena no ambiente escolar contribui para a ampliação do conhecimento, o fortalecimento da identidade cultural e a promoção da inclusão social, além de estimular o respeito e a preservação das tradições locais. Ressalta-se a necessidade de políticas educacionais mais efetivas e continuadas que considerem a diversidade cultural da Amazônia, garantindo espaços pedagógicos que valorizem e reconheçam os saberes ancestrais como parte fundamental do processo educativo.