Adolescência, sono e escola:

repercussões no desenvolvimento físico e no desenvolvimento cognitivo

Autores/as

Palabras clave:

Adolescência, Sono, Desenvolvimento físico, Desenvolvimento cognitivo

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar os hábitos de sono e suas repercussões no desenvolvimento físico e no desenvolvimento cognitivo de 22 adolescentes de uma escola pública, no extremo norte do país. Os participantes responderam um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados pelo Microsoft Office Excel. Dentre os principais resultados, relacionados ao desenvolvimento físico, foram: cansaço, sonolência, dores articulares, dor de cabeça, entre outras. Já entre as repercussões no desenvolvimento cognitivo reveladas pelos estudantes constam a diminuição da atenção, da concentração e do raciocínio, entre outros. Concluindo, torna-se relevante incentivar sobre hábitos de sono saudáveis para o bem-estar de adolescentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Igor Tatsuo Antony Inoue, Universidade Federal de Viçosa

Discente no Curso de Física da Universidade Federal de Viçosa

E-mail: igortainoue@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6829-7291

 

Fernanda Ax Wilhelm, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

 

Professora no curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR)

E-mail: fernanda.ax@ufrr.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1292-5209

 

Publicado

2024-07-26