O boi-bumbá como instrumento de formação docente para o professor de Educação Física

Autores/as

Palabras clave:

Festival Folclórico de Parintins, Formação de Professores, Educação Física, Amazônia.

Resumen

A formação do professor de Educação Física é entendida como ponto crucial e nos últimos anos vem ganhando destaque quanto às necessidades de práticas inovadoras e de qualidade no processo de ensino e aprendizagem. A região norte possui um festival reconhecido mundialmente, o Festival Folclórico de Parintins, cujos bois trazem discussões atuais e relevantes para sociedade utilizando os elementos culturais amazônicos. Este estudo objetivou analisar o conhecimento dos docentes dos cursos de Educação Física de Manaus em relação aos elementos culturais amazônicos presentes no boi-bumbá enquanto instrumento formativo. Para isso, valeu-se de pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada, com análise de conteúdo de Bardin (2016), junto de cinco professores dos cursos de Educação Física de quatro instituições superiores de ensino de Manaus que ministram/ministraram disciplinas de atividades rítmicas expressivas e/ou ginástica, escolhidos por amostra proposital. Como principais resultados, percebeu-se que os professores têm pouco conhecimento sobre o Festival Folclórico de Parintins e que não utilizam o conteúdo do boi-bumbá para além de movimentos métricos da dança. Conclui-se, assim, que é necessária uma formação voltada para a arte-educação, introjetando no docente a importância de compreender o contexto no qual vive, de forma a educar pensando na própria Amazônia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM).

 E-mail: caboverde@ufam.edu.br. Brasil.

Lionela da Silva Corrêa, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências pelo Programa de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/UFAM).

E-mail: lionela@ufam.edu.br. Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2237-5359.

Loren Beatriz Sampaio Assis , Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do curso de Educação Física da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM).

E-mail: lorenaassis239@gmail.com. Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0009-0006-0554-1131.

Adan Renê Pereira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). Brasil.

E-mail: adan.silva@ufam.edu.br. País.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0545-5712.

João Otacílio Libardoni dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

- Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC). Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM). Brasil.

E-mail: jlibardoni@ufam.edu.br. País.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1048-8154.

Publicado

2023-12-31