Devoir psychologique dans les écoles de l'enseignement public

le stage de base en psychologie et sa pluridimensionnalité

Autores/as

Palabras clave:

Estágio Básico, Formação em Psicologia, Clínica dos Três Olhares, Fenomenologia-Existencial

Resumen

La formation en psychologie recommande de prendre en compte les lignes directrices nationales des programmes d'études pour les cours de premier cycle en psychologie et, dans celles-ci, l'inclusion des étudiants dans des stages de base et professionnels. L'objectif de cet article est de présenter des expériences de stage de base basées sur l'expérience du devoir psychologique dans les écoles publiques d'une ville de la région nord du pays. Il s’agit d’une étude avec un biais de recherche qualitative. Trois rapports d'expériences avec des étudiants de différentes écoles sont présentés. L'analyse de chaque rapport a été réalisée sur la base de la proposition de la Clínica dos Três Olhares. On a observé les mouvements présents dans les histoires apportées par chacun des adolescents dans lesquels étaient présentés des contenus autodestructeurs, moins de valeur, des configurations relationnelles dysfonctionnelles, des violences sexuelles et, en même temps, à partir des actions des personnes en service, un nouveau Le regard sur soi est devenu une expérience, sachant que le regard auparavant déformé est désormais vécu d'une manière différente, en redimensionnant la perception que chaque adolescent a de lui-même, en commençant à se considérer comme des êtres-possibles et, avec cela, des êtres de possibilité.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

Janderson Costa Meira, Faculdade Escola Superior Batista do Amazonas - Esbam

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Atália Maria Schaeken Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: ataliamssilva@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6578-3243

Elcilene Lima de Macêdo, Universidade Paulista - Manaus

Graduada em Psicologia da Universidade Paulista - Unip. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Membro do  Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). E-mail: elcilenemacedo@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8313-6074

Emanuel Herbert Elias Alencar, Faculdade Escola Superior Batista do Amazonas - Esbam

Graduando em Psicologia na Escola Superior Batista do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor de Comunicação da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Coordenador de comunicação da Rede de mulheres indígenas do estado do Amazonas Makira E´ta. Bolsista da Geração Zelo- Movimento Saber lidar, em parceria com Unicef Brasil (ASEC-UNICEF).  E-mail: alencaremanuel1998@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5659-8422

Gabriela Monteiro da Silva, UniNorte - Ser Educacional

Pós-graduanda em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial. Bacharela em Psicologia formada pela UniNorte - Ser Educacional. Diretora de Cominicação da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da UFAM (Labfen). Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. E-mail: gabrielamonteiro.psicologia@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6998-432X

Publicado

2023-12-31