‘CARTAS NA MANGA’

UM APLICATIVO PARA APOIO À INTERVENÇÃO DA ESCRITA ORTOGRÁFICA PARA JOVENS ADULTOS COM DISLEXIA

Autores/as

  • Ryan Rangel da Silva Barros Universidade Católica de Pernambuco
  • Luciana Cidrim Universidade Católica de Pernambuco
  • Maíra Roazzi Universidade Católica de Pernambuco
  • Francisco Madeiro Universidade Católica de Pernambuco

Palabras clave:

Ortografia, dislexia, aprendizagem, ensino, tecnologia

Resumen

A aprendizagem da ortografia se prolonga por vários anos e, para alguns escolares, a mera exposição aos itens escritos e a tentativa de memorização das regras ortográficas são estratégias insuficientes para garantir o alcance da escrita ortográfica. No caso dos escolares com dislexia, há dificuldades que não desaparecem com a progressão da escolaridade, persistindo até a vida adulta. Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um aplicativo denominado ‘Cartas na Manga’ para auxiliar na aprendizagem da escrita ortográfica de palavras com dígrafos para jovens adultos com dislexia. Nos últimos anos, a contribuição da tecnologia na área das dificuldades e transtornos de aprendizagem tem sido reconhecida. Este aplicativo apresenta-se como uma ferramenta digital com interface intuitiva. O uso de cartas com imagens relacionadas ao traçado dos dígrafos pode favorecer a memorização da escrita correta das palavras por meio de elementos visuais associativos (figura/letra), além de utilizar um sistema de pontuação simples que desafia o usuário a atingir melhores desempenhos. Pretende-se coletar feedback de usuários para melhorias na aplicação, criar mais níveis de dificuldade e aumentar o banco de palavras com palavras frequentes na língua portuguesa que apresentem encontros consonantais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ryan Rangel da Silva Barros, Universidade Católica de Pernambuco

Universidade Católica de Pernambuco

Endereço: Rua José Nunes da Cunha 2226

Candeias, Jaboatão dos Guararapes – PE

rrwyabarros@gmail.com

 

Luciana Cidrim, Universidade Católica de Pernambuco

Universidade Católica de Pernambuco

luciana.cidrim@unicap.br

Maíra Roazzi, Universidade Católica de Pernambuco

Francisco Madeiro, Universidade Católica de Pernambuco

Universidade Católica de Pernambuco

francisco.madeiro@unicap.br

 

Publicado

2023-06-29