A aplicabilidade da análise do discurso em pesquisa psicológica idiográfica:

Possibilidades e entraves

Autores/as

Palabras clave:

Análise do discurso, pesquisa qualitativa, psicologia descritiva

Resumen

A análise do discurso é uma metodologia que enfatiza os fenômenos psicológicos construídos em interação. Em meados da década de 1980, a Psicologia passou a enfatizar este método frente à reestruturação do objeto de estudo da Psicologia, considerando que no discurso há uma “ação social” que é evocada no ato de falar e de ser com o outro. Entretanto, esta metodologia que valoriza a linguagem como fenômeno do qual emergem pensamentos e ações, apresenta algumas limitações que foram objeto de reflexão neste artigo. A metodologia foi testada em análise de corpus sobre “Múltiplas pertenças religiosas” em que jovens universitários puderam expressar opiniões sobre a possibilidade de conciliar duas ou mais religiões. A Análise do Discurso se mostrou como alternativa estratégica para conectar o contexto do participante à sua fala, o que permite uma análise mais profunda dos sentidos da fala. Contudo, ficou evidenciado que sem uma descrição rigorosa das etapas que devem ser seguidas para análise, fragiliza-se a possibilidade de transferibilidade e de inferências sobre o objeto de estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexsandro Medeiros do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS). E-mail: alexsandro.mnascimento@ufpe.br.  https://orcid.org/0000-0002-9981-8384    

Getúlio Tito Pereira de Oliveira , Universidade Federal de Pernambuco

Auditor Fiscal da Receita Estadual do Ceará. Doutorando do Programa de Pós graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Email: gettito@gmail.comhttps://orcid.org/0000-0002-8153-6039         

Hortência Cruz de Albuquerque , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Magistério Superior, regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: hortencia.albuquerque@ufpe.brhttps://orcid.org/0000-0002-0137-1490

 

Antonio Roazzi , Universidade Federal de Pernambuco

Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: roazzi@gmail.com.   https://orcid.org/0000-0001-6411-2763
http://lattes.cnpq.br/6108730498633062
https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

Publicado

2023-06-29