O método fenomenológico e o desenho a mão livre

possível compreensão do mundo vivido adolescente

Autores/as

Palabras clave:

Adolescência, plantão psicológico, método fenomenológico, desenho a mão livre, abuso sexual

Resumen

Considerada uma fase em que inquietações e desconfortos existenciais estão presentes, a adolescência é plena em situações que provocam verdadeiro turbilhão emocional na vida dos jovens. O objetivo deste estudo é compreender a vivência de uma adolescente acompanhada no Plantão Psicológico em Escola da rede municipal de ensino em Manaus. O viés do estudo é qualitativo e no que tange ao método é o fenomenológico-psicológico em que adaptamos as falas trazidas e o relato dos desenhos. Utilizamos o desenho à mão livre sob o olhar fenomenológico. A participante é uma adolescente de 13 anos de idade, 6º ano do ensino fundamental, que realizou quatro aconselhamentos. A vivência trazida mostra o abuso sexual sofrido, a não credibilidade da mãe e a sensação de estar continuamente silenciada. Conclui-se que o uso deste tipo de instrumento, o desenho a mão livre e a história trazida com ele, permite reconhecer a dimensão da historicidade desse caminhar a partir do abuso sexual sofrido, contudo, mostra ainda que a escuta possibilitou que a mesma pudesse olhar a si mesma para além das facticidades.

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Biografía del autor/a

Janderson Costa Meira, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Carolina Brasil Luzzi, Faculdades Santa Teresa

Graduanda em Psicologia na Faculdade Santa Teresa. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE). Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em Escolas da rede pública de ensino em Manaus. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da Universidade Federal do Amazonas (FAPSI-UFAM. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9552-0786

Lais Mikaela da Silva Dantas, Faculdades Santa Teresa

Graduanda em Psicologia na Faculdade Santa Teresa. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE). Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em Escolas da rede pública de ensino em Manaus. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da Universidade Federal do Amazonas (FAPSI-UFAM. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1087-3345

 

Renata Mendonça de Faria e Cunha, Faculdades Santa Teresa

Graduanda em Psicologia na Faculdade Santa Teresa. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE). Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em Escolas da rede pública de ensino em Manaus. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da Universidade Federal do Amazonas (FAPSI-UFAM.

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

Publicado

2023-06-29